CMS: WordPress

blank

Quer colocar no ar um site ou blog, montar uma loja virtual ou criar uma estrutura de fórum? Mesmo que você ainda não saiba, você pode se beneficiar da revolução que o CMS permitiu.

Há alguns anos atrás, apenas quem tinha um conhecimento razoável de programação conseguia colocar um site ou blog no ar.

Hoje, com o CMS, podemos nos concentrar na criação do conteúdo, sem precisar nos preocuparmos com os detalhes técnicos (aqueles que estão por trás do funcionamento de um site).

O que é um CMS?

A sigla vem do termo em inglês Content Management System, que significa Sistema de Gerenciamento de Conteúdo. A essência de um CMS é facilitar a criação, edição, publicação e distribuição de informações. Para facilitar, pense no CMS como o esqueleto de um site, que deve ser preenchido por você com as informações que deseja compartilhar.

Eles são úteis também para desenvolvedores, que muitas vezes podem utilizar as soluções prontas para diminuir o tempo de desenvolvimento, permitindo que se concentrem em produzir soluções que atendam necessidades específicas de cada cliente, além da produção do layout.

Principais características de um CMS

Cada CMS possui suas próprias funcionalidades e recursos, porém posso destacar as principais características em comum e determinantes nos CMS:

• Edição de conteúdo facilitada: considerada uma das principais características, já que permite que se façam publicações e edições com grande rapidez;

• Suporte a múltiplos usuários: a maioria das plataformas de geração de conteúdo permitem o registro, gerenciamento e atribuição de diferentes papéis a vários usuários;

• Capacidade de personalização: as funcionalidades iniciais podem ser ampliadas ou novas podem ser adicionadas através de plugins ou módulos;

• Gerenciamento e controle de documentos: permite o gerenciamento da publicação, revisão, arquivamento e eliminação de documentos;

• Apresentação gerenciada através de templates: este tipo de gerenciamento permite a troca rápida de interface, independentemente do conteúdo de cada página;

• Controle de fluxo: permite níveis de publicação, revisão e aprovação. Por exemplo, um usuário pode enviar um artigo sem publicá-lo imediatamente, para que seja revisto por um editor e aprovado por um editor-chefe.

Porque usamos o WordPress

O WordPress é um gerenciador de conteúdo muito simples de utilizar. Seu intuito é que qualquer pessoa que desenvolva algum tipo de conteúdo possa publicá-los em um site de forma fácil e sem precisar trabalhar com códigos de programação.

A proposta é bem simples, democratizar a internet na área de desenvolvimento de sites onde qualquer pessoa possa utilizar seu ambiente para o desenvolvimento de seu blog pessoal, site institucional ou loja.

E isso faz com que o WordPress tenha diversas vantagens:

• Instalação é bem fácil e intuitiva;

• Não trabalha com códigos de programação;

• Edição de textos super fácil;

• Oferta de temas com layouts que podem ser personalizados como quiser;

• Plugins com inúmeras possibilidades para o site com o intuito de melhorar a experiência do usuário e do visitante (plugins de segurança, galeria de fotos, edição de temas, cache e etc);

• Aplicação de código aberto onde você pode fazer alterações no código se for programador;

• Atualizações constantes para correção de bugs e segurança;

• Muito bom em ranqueamento nos motores de busca.

Essas vantagens fazem do WordPress um CMS muito versátil e que pode ser utilizado para diferentes tipos de projetos. Ele também é capaz de criar áreas de membros, é compatível com os módulos de pagamentos mais utilizados em lojas virtuais, é responsivo e também faz integrações com redes sociais.

Apesar de todas as possibilidades que a ferramenta permite, o WordPress não é uma aplicação difícil de hospedar. Você pode perceber que ele não utiliza uma linguagem de programação visível, mas por baixo dos panos ele estará trabalhando com PHP e, por isso, a tendência é ele não utilizar muitos recursos de forma nativa (sem conteúdo) de sua hospedagem.

Seja lá qual for o seu tipo de projeto que você tem em pensamento, que tal entrar contato conosco e tirar sua idéia do papel?

Deixe um comentário

18 − dez =