Google chrome: aviso de site inseguro

blank

Você confiaria em um site em que o Google mostra um aviso de site inseguro?  Agora imagine a repercussão negativa que essa mensagem pode ter para os visitantes do seu site.

Com a nova atualização, que entra vigor no dia 24 de julho de 2018, o Google Chrome mostrará um aviso de que a página não utiliza o protocolo de segurança HTTPS.

Até pouco tempo, os certificados de segurança eram utilizados apenas por lojas virtuais e sites que realizavam algum tipo de transação ou troca de dados sigilosos. O objetivo do Google é tornar a web mais segura e confiável para o usuário.

Veja como é importante entender como funciona a segurança de um site.

O que é o HTTPS?

O HTTPS (ou Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro, na tradução literal) é um protocolo de segurança que informa aos visitantes quando estão em um site seguro. Isso significa que o site possui uma proteção extra.

Como funciona o Certificado SSL?

O Certificado SSL (Secure Socket Layer) é um certificado digital que:

  • Utiliza um sistema de criptografia para mascarar os dados;
  • Garante que terceiros não autorizados tenham acesso à informações;
  • Permite um tráfego de dados com mais segurança entre o servidor e o visitante do site.

Um Certificado SSL protege as informações sigilosas que você guarda e compartilha em seu site.

Importância de ter um site com HTTPS

Além da segurança para troca de informações sigilosas, ter um site com protocolo HTTPS dá maior relevância para SEO. Já que o Google valoriza a segurança, isso entrou na lista de itens indispensáveis para um bom ranqueamento da página.

A atualização do Google Chrome

A preocupação com a segurança surgiu quando uma atualização do Google Chrome passou a informar se os sites usavam o protocolo de segurança HTTPS ou não. A medida foi tomada depois de perceber que os usuários não sabiam diferenciar quanto estavam ou não num ambiente seguro.

A empresa acredita que a segurança na web deve ser o padrão e somente as páginas que não tiverem o protocolo terão o aviso de “Não Seguro”. Por isso, a recomendação é migrar o quanto antes para o HTTPS.

Como evitar o aviso de site inseguro

Como essa mensagem só aparece para os sites que não possuem o protocolo HTTPS, para evitar isso você precisa fazer a instalação do Certificado SSL. Espero que este post tenha sido útil para você mas se ainda restou alguma dúvida, entre em contato.

Deixe um comentário

2 × cinco =